quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Justiça do Rio manda indenizar homem chamado de macumbeiro

Um filho de santo do Rio de Janeiro receberá uma indenização de R$ 3.000 por ter sido chamado de macumbeiro por seu vizinho. Marcelo da Silva Gomes entrou com ação contra o mecânico Mauro Monteiro Pinto após ter sofrido agressões verbais quando passou em frente à casa do vizinho para fazer oferenda em seu culto religioso, em Paty de Alferes.

Leia mais...
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Na Wikipedia:

Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o candomblé e a umbanda.

Entretanto, ainda que macumba seja confundida com o candomblé e a umbanda, os praticantes e seguidores dessas religiões recusam o uso da palavra para designá-las.


No dicionário:

Macumba. [Do quimb. ma'kuba.] S. f. Bras. 1. Sincretismo religioso afro-brasileiro, derivado do candomblé, com elementos de várias religiões africanas, de religiões indígenas brasileiras e do cristianismo.

Macumbeiro. S. m. Bras. 1. Partidário e/ou praticante da macumba.


Não vejo a configuração do dano moral indenizável pela simples atribuição da prática religiosa ao suposto ofendido.
Por mais que não signifiquem a mesma coisa, os termos "macumba" e "candomblé" são freqüentemente associados pela população em geral, pouco importando a rejeição dos praticantes ao vocábulo.